Caetano Veloso & Tom Jobim


Boa noite, nobres leitores!

A matéria de hoje expressará todo o meu amor por estes dois seres apaixonantes, como Caetano Veloso e Tom Jobim, ultimamente eu ando muito brasileiríssima apreciando o trabalho de vários compositores, músicos, poetas, etc. Mas esses dois são os meus favoritos, o Caetano expressa o romantismo de uma forma mais direta, poética e até mesmo insana, já o Tom Jobim descreve o romantismo de uma forma mais charmosa, lírica no modo que os sentimentos são expressados e melancólico o que faz prender totalmente a minha atenção porque cada um tem sua marca, mesmo que sejam demonstradas de maneira oposta.
Sempre ouço de várias pessoas "isso não é música" ou "é chato e eu não vou gostar" parem tudo porque só podemos ter certeza e opinar sobre algo depois de conhecermos e explorarmos o trabalho alheio, o Veloso tem uma grande história por ter vivido a época da ditadura, ele foi acusado de desrespeitar o hino nacional e suas canções foram censuradas por ele ter uma posição política esquerdista e ativa, sempre relutou sobre os ideais mantendo firme os seus pensamentos e demonstrando a verdade e como aquele período foi terrível, mas por descontentamento militar foi exilado de seu próprio país. Por isso eu digo aqueles jovens que gritam "Volta a Ditadura" ou "A Retomada da Ditadura" estudem profundamente, antes de dizerem asneiras porque foi a época mais triste e cruel da história do nosso Brasil, portanto, assistam o documentário Caetano Veloso 70 anos
Um pouco da história de Tom Jobim, ele é cantor, maestro, pianista, compositor, etc. Internacionalizou a bossa nova com um toque de jazz, também foi um dos maiores introdutores de invenções harmônicas e melódicas no samba, ele foi um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira que já existiu e ele era sensacional.
Eu mesma vivo cantarolando pela minha casa, pelos banheiros, ruas e quando estou sozinha, esses dois servem de inspiração na hora de eu compor alguma canção, escrever um poema, texto e até mesmo no modo de enxergar o mundo e as pessoas. 

Conselho: Caros, jovens eu recomendo que vocês dediquem pelo menos 10 minutos do seu dia a dia para apreciarem estes dois, até mesmo outros músicos de MPB e Bossa Nova porque vocês terão uma visão mais ampla do mundo e as coisas belas que são oferecidas, o nosso país é tão rico, maravilhoso, privilegiado, é uma pena que poucos reconhecem estes itens. Deixem que a poesia de cada música corra por suas veias, ouça com calma e delire, sonhem, imaginem e depois ponham em prática os ensinamentos que as letras nos dão.
Aqui embaixo deixarei algumas indicações de música para ouvirem.



AVISO: É proibida a reprodução total e parcial de qualquer conteúdo deste site, dependendo do aviso prévio e aprovação do autor, encontra-se mediante proteção do Art. 29 da Lei de Direitos Autorais - Lei nº 9.610, de 19-02-1998. Todos os direitos reservados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interpretação da letra de Traduzir-se - Adriana Calcanhotto

O Poder do Adeus

O Proibido Causa Dor